sexta-feira, 12 de junho de 2009

Vamos salvar o planeta.


Abadá está neste jogo

A sociedade mundial está alarmada com os efeitos que o aquecimento global já provoca no planeta. Multiplicam-se as catástrofes climáticas como a que atingiu Santa Catarina recentemente, as geleiras estão derretendo no Pólo Norte e no pico das cordilheiras, furacões aparecem onde nunca tinham ocorrido, arquipélagos inteiros começam a ser inundados por causa do aumento do nível dos oceanos e ilhas paradisíacas irão desaparecer do mapa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos casos de malária em todo o mundo.
Todos os indicadores mostram que estes fenômenos vão se intensificar nos próximos anos, caso o aquecimento global continue no ritmo de hoje, criando catástrofes em escala planetária. A elevação do nível dos oceanos poderá inundar cidades litorâneas, a quebra sucessiva da produção agrícola poderá agravar a fome mundial e os cientistas estimam que 30% das espécies que hoje habitam a Terra desaparecerão sem deixar vestígios.
AÇÃO HUMANA É A MAIOR RESPONSÁVEL
Os primeiros alertas sobre o aquecimento global foram lançados há mais de duas décadas. Durante anos, as autoridades e a comunidade científica perderam tempo e energia discutindo se a origem deste aquecimento era antropogênica (provocada pelo homem) ou não. Hoje, praticamente já não existem dúvidas sobre isso. O mais recente estudo, divulgado no mês passado pela Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, confirmou de uma vez por todas a participação humana no aquecimento global.
A Unidade de Pesquisa Climática da universidade mostrou de forma incontestável que a atividade humana causou aumentos significativos de temperatura no Ártico e na Antártida nos últimos 50 anos.
Um dos principais causadores do aquecimento global é o chamado efeito estufa, provocado pelo acúmulo de gases lançados na atmosfera pelas indústrias e automóveis. A devastação das florestas também interfere diretamente no aquecimento global.
Hoje está mais claro do que nunca: a ação do homem foi decisiva para criar este quadro.
AINDA DÁ PARA MUDAR ESTE JOGO
Sir Nicholas Stern, um dos mais reputados especialistas financeiros do Reino Unido, economista-chefe e vice-presidente do Banco Mundial entre 2000 e 2003, membro da Academia Britânica e da Academia Americana das Artes, produziu um estudo sobre os efeitos do Aquecimento Global na Economia. O relatório demorou alguns anos para ser elaborado e foi divulgado em 2006. Desde então ficou conhecido como Relatório Stern.
O relatório mostra que, se nada for feito, o clima poderá aquecer até 5ºC nas próximas décadas. Se isso acontecer, as tragédias serão tantas que as mudanças climáticas custarão entre 5% e 20% de toda a riqueza produzida no planeta a cada ano.
Mas o estudo também traz boas notícias: o colapso econômico poderá ser evitado se o conjunto dos países mais ricos investirem anualmente apenas 1% do seu atual PIB (Produto Interno Bruto) em medidas concretas de prevenção do aquecimento global.
Em outras palavras, ainda dá para mudar este jogo. Se a humanidade aqueceu o planeta para gerar riquezas, também pode combater a tragédia iminente usando parte destas riquezas.
Por isso, neste momento, a consciência é fundamental.
Cada ser humano, cada cidadão tem que ter consciência da gravidade da situação e tomar consciência de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida de nossos descendentes. Esta idéia deve proliferar em todos os níveis da sociedade.
Esta é uma briga que o Abadá Capoeira, como todo o cidadão do planeta, tem o dever de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário