sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fique por dentro - Conheça o Regulamento dos Jogos


O regulamento dos Jogos Paulistas segue o regulamento dos Jogos Mundiais.
A competição preserva ao máximo as características da capoeira. O sistema de pontuação avalia o jogo e não os atletas individualmente: um capoeirista joga com e não contra um adversário, pois se este não for bem o jogo não será bom. E aí os dois capoeiristas terão notas baixas.
A capoeira é muito mais que uma luta e o maior objetivo dos jogos é avaliar o capoeirista como um todo: ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e conhecimento da identidade cultural da arte da capoeira.
A competição é desenvolvida em quatro grupos. O primeiro, da corda laranja até laranja e azul; o segundo da corda azul até azul e verde; o terceiro da verde até verde e roxa; e o quarto da corda roxa até marrom e vermelha.
Os competidores são divididos em chaves, onde todos jogam entre si. Aqueles que obtiverem a melhor pontuação dentro das chaves passam para a fase seguinte. Em cada fase, o capoeirista jogará ritmos diferentes dentro de cada grupo: São Bento Grande, Angola, Iúna e Benguela (leia texto nesta página).
O atleta acumulará os pontos obtidos em cada jogo e os capoeiristas que acumularem o maior número de pontos passarão para a fase seguinte, onde os pontos serão zerados.
Os critérios de desempate são os pontos gerais e as maiores notas obtidas pelo competidos. Caso prevaleça o empate, a Comissão Organizadora poderá utilizar mais um jogo ou o toque de berimbau.
Os tempos de jogo de cada ritmo são: São Bento Grande, 45 segundos; Iúna, 60 segundos; Benguela e Angola, 90 segundos.
O corpo de jurados será composto por Mestres e Mestrandos da Abadá Capoeira e todos os casos omissos neste regulamento serão analisados e julgados pela Comissão Organizadora dos Jogos.
No ritmo da bateria
A bateria que rege o jogo da capoeira é formada por três berimbaus – Gunga, Médio e Viola – e também pelo atabaque, pandeiros e agogô. O que diferencia cada um dos jogos é o ritmo, determinado pelo Gunga (o maior dos berimbaus).
O Abadá joga em quatro ritmos:
São Bento Grande – Um jogo rápido e com muita energia. Exige reflexos rápidos e objetividade. Rico em continuidade de golpes, criatividade e improvisos. É mais próximo a uma luta. Todos na roda cantam e batem palmas.
Benguela – Jogo mais cadenciado e expressivo. É caracterizado por golpes maliciosamente interrompidos. Exige destreza de movimentos de chão, com mãos ou cabeça. Jogo de muita ginga e movimentação contínua.
Angola – Jogo manhoso e malicioso, em algumas vezes o mais perigoso. Luta camuflada em brincadeira. Com ritmo lento, é regido pela cantiga chorosa das ladainhas. Exige muita expressão corporal do capoeirista, que tenta ficar ora pequeno ora grande diante de seu adversário.
Iúna – Ritmo sem canto, movido somente pela energia das palmas. Jogo de muita destreza e precisão que exige técnica e domínio do corpo. É jogado só por capoeiristas graduados (professores) e é caracterizado pela precisão dos golpes e grande número de acrobacias (floreios).
O que se pontua
- Jogar dentro da cadência de cada ritmo tocado
- Riqueza de continuidade e técnicas
- Jogo entrosado e sincronizado (pontua quem faz o jogo mais rico e bonito de se ver)
- Golpes característicos da capoeira, como rasteira, cabeçada, tesoura, etc.
- Jogo objetivo, perigoso, malicioso mas não violento

Nenhum comentário:

Postar um comentário