sexta-feira, 12 de junho de 2009

Câmara pede capoeira nas escolas

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram, no início deste mês de abril, um requerimento do vereador Marco Antonio Alves Jorge (PDT), o Kim, no qual ele propõe a inclusão da capoeira nas escolas públicas do município.
“Americana tem cerca de 2.000 alunos de capoeira. Há anos a cidade é a sede dos Jogos Paulistas de Capoeira. Neste evento, recebemos capoeiristas de todo o Estado e muitos de outras regiões do Brasil que vêm para acompanhar os jogos, os cursos e as palestras. O número de participantes varia entre 2.000 e 5.000”, argumenta Kim em seu requerimento.
Segundo ele, a capoeira é de relevante importância para o município em aspectos variados, desde a inclusão social com o trabalho realizado junto às comunidades carentes, como a responsabilidade social que preconiza a melhoria da qualidade de vida. “No aspecto econômico, a capoeira também é importante porque movimenta o setor de hoteleiro e alimentício com os eventos e jogos realizados com freqüência no município e reduz gastos com o setor de Saúde por conta dos benefícios causados pela prática de esportes, além de elevar o nome da cidade em toda a nação”, afirma o requerimento.
A inclusão da capoeira nas escolas ganhou importância especial, a partir do ano passado, quando o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheceu a modalidade como "Patrimônio Cultural Brasileiro". Em muitos municípios brasileiros a capoeira já faz parte do currículo escolar, inclusive na vizinha cidade de Nova Odessa (leia abaixo).
Na mesma sessão da Câmara, os vereadores aprovaram também uma moção de aplausos de Kim ao Aulão da Abadá Capoeira que acontece no primeiro sábado de cada mês, agora no CCL (Centro de Cultura e Lazer), a partir das 16,30 horas, e recebe capoeiristas de várias cidades. O Aulão é aberto a toda a população de Americana.










Sete anos em Nova Odessa

A capoeira faz parte do currículo escolar de centenas de alunos da rede pública de ensino de Nova Odessa há mais de sete anos. A capoeira é uma das modalidades que integram o projeto “Brincando com o Próprio Corpo”, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Educação em todas as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) do município. As aulas têm duração de 30 minutos e acontecem no pátio das escolas. Os alunos fazem exercícios de aquecimento, aprendem posições da capoeira, fazem alongamento utilizando a bola e aprendem música com os instrumentos típicos, como berimbau, atabaque e pandeiro, sempre com supervisão do professor.
Neste ano, cerca de 700 alunos maiores de cinco anos estão inscritos na capoeira, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. “Todo este projeto da Secretaria – assim como a capoeira pedagógica – é voltado não só para o desenvolvimento físico dos alunos, mas também para desenvolver o respeito entre eles, a disciplina e a alegria de conhecer o próprio corpo de maneira lúdica e pedagógica”, avalia Leonardo Ramira Ribas, o mestrando Robocob, que ministra as aulas em Nova Odessa desde o início do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário